Pinhão- Programa Cidades Digitais

O município de Pinhão recebeu na quarta-feira o representante da empresa responsável pela implantação do programa Cidades Digitais, o qual trouxe a notícia de que o município poderia receber e implantar a inclusão digital.

Este programa é pensado pelo Governo Federal desde 2012 para ser uma forma de melhorar o acesso à internet e aos serviços públicos, dando ênfase principalmente as cidades pequenas e com dificuldade nas conexões. Sendo assim, o programa fornece instalações de redes via fibra óptica e pontos públicos de acesso à internet.



A infraestrutura de fibra óptica subterrânea contemplará 32 pontos distribuídos pela cidade em locais estratégicos, escolas, unidades de saúde, departamentos municipais, bibliotecas, CMEI’s, entre outros espaços públicos que estão na lista de selecionados para instalação.

Além do município já oferecer internet gratuita na Praça São Cristovão, pretende-se melhorar a qualidade no local bem como espalhar os sinais para outros pontos da cidade como Praça Darci Brolini, Avenida Trifon Hanysz (próximo ao Banco Itaú).

As instalações na cidade estão previstas a partir do inicio do mês de Julho, quando a empresa estará instalada no município para o processo de obras.

O servidor Felipe José Dellê, técnico em informática da Prefeitura e especialista em redes de computadores destaca: “Estamos com grandes expectativas em relação ao Programa Cidade Digital. Com infraestrutura própria de fibra óptica passando pela cidade e interligando as unidades da prefeitura, poderemos melhorar e oferecer novos serviços de TI. Após a conclusão das obras poderemos disponibilizar internet e telefonia para as unidades a partir de um ponto central o que trará uma melhor qualidade dos serviços e ainda proporcionará economia para a Prefeitura.”

O prefeito Odir ainda ressalta a importância do programa diante o objetivo de oferecer um novo sistema de segurança e monitoramento. “As instalações a serem realizadas pelo programa, propiciará, futuramente, a possibilidade de aproveitarmos essa estrutura de fibras para implantarmos um sistema de câmeras de monitoramento, a qual auxiliará na melhor segurança dos nossos munícipes”.

Participaram da reunião o representante Roberto da Empresa ZIVA, os Técnicos em Informática Felipe Dellê e Salles da Silva, a vereadora Letícia Martins, assessor de vereança Adilson José, o Secretário de administração Adilson, Secretário de Infraestrutura e Viação, Denilson de Oliveira, Assessora Jurídica, Vera Diana, Assessor do Deputado Sandro Alex e o Prefeito Odir.

Fonte: www.pinhao.pr.gov.br/pinhao-municipio-e-contemplado-com-o-programa-cidades-digitais

JoomShaper